sexta-feira, 1 de julho de 2011
O CALCANHAR DE AQUILES DO GOVERNADOR DE SP
Iniciamos o segundo semestre de 2011 neste dia 01/07/2011 e o numero de mortes na Rodovia Faria Lima começa a aumentar, sendo que neste inicio de noite um caminhão tombou em cima de um carro de passeio deixando 3 vitimas fatais entre Colombia e Barretos, subindo neste momento para 14 o numero de mortes neste ano de 2011.
O Governo de São Paulo não está preocupado com numeros de mortes ou se é pai ou mãe de familia que morreu, para eles são apenas numeros que servirão de contagem futura para que outros estudos possam acontecer, constantemente vemos ações serem ageis quando um parente de alguém extremamente importante morre, sabemos também que o "Brasil passa pela SP326" mas este brasil é de apenas trabalhadores que utilzam a estrada para chegar de um ponto a outro, os "grandes figurões" utilizam helicopteros e jatinhos particulares patrocinados por grandes empresas.
Recebi nesta tarde uma carta de uma pessoa da cidade de Bauru e o mesmo indaga o porque as obras são anunciadas em vários lugares de SP entre elas a SP321 (Bauru) que será duplicada e em Barretos a morosidade é grande? Seria a falta de representantividade parlamentar para barganhar votações de projetos de interesse do executivo ou seria ainda a ausência de liderança do PSDB em nossa cidade, até conheço e tenho amizade com estes, mas percebo que os mesmos estão em "modo de silencio"
O Governo nos informou que existe 15.000 km de estradas precárias em nosso Estado, não teria verba e que iriam contrair empréstimos do Banco mundial, ao meu ver até esta obra iniciar infelizmente muitas mães vão chorar a morte de seus filhos, muitos filhos chorarão a morte de seus pais, então Governador pelo amor de Deus, eu suplico, privatize, terceirize, empenhe-se mais, faça algo, pois tu és médico e ja viu uma mãe chorar quando seu filho está doente ou morto.
Protocolei junto ao Ministerio Público a alguns dias o pedido para interditar a pista no periodo noturno e pretendo na proxima segunda procurar o promotor para pedir análise do caso com urgência.
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segunda-feira, 6 de junho de 2011
GOVERNADOR “DERRAPA” NA FARIA LIMA

Mussa Calil Neto
Determinar grau de prioridade pela análise do fluxo de um trecho de rodovia como está a Faria Lima Barretos/Colômbia é o mesmo que contar usuários de uma privada pública entupida e vazando.
O dr. Geraldo Alckmin é o tipo do homem correto, certinho, que mede cada palavra a ser proferida, freqüenta missas, um cidadão enfim que seria o maior líder político da Groelândia, Suíça, Finlândia, ou qualquer outro país arrumado, frio e metodológico. Para os padrões brasileiros, com todo o respeito que lhe reservo, considero-o o mais paradoxal dos nossos políticos, um cidadão que consegue enorme e inquestionável empatia popular mesmo tendo gosto de “Picolé de Chuchu” como carimbou o colunista José Simão, da Folha de São Paulo.
Geraldinho, como dizia o político mais próximo da realidade Mário Covas, consegue ser quase robótico, e ao mesmo tempo, ser líder de uma massa latina, passional, quem sabe justificando o ditado de que “os opostos se atraem”.
Acredito que o dr. Geraldo Alckmin seja tão bem sucedido nas urnas graças à sinceridade quase pueril de jamais ficar bravo como Serra e sorrir sempre, mesmo quando espetado pelos repórteres, claramente sem fazer tipo.
Ocorre que, na condição de especialista em medicina, é natural que se cerque de bons técnicos nas áreas que desconhece no dia-a-dia profissional. Assim fez o dr. Emanoel, por exemplo, que é médico como Alckmin, articulado e educado como o Governador, porém sem a sua frieza nórdica, sensível a críticas que às vezes edificam, às vezes revoltam, às vezes entristece.
Para tratar de trânsito, por exemplo, Emanoel convocou Galbas Ruy Fernandes, que se aposentou comandando de forma exemplar uma frota de ônibus como a da Danúbio Azul, que lhe permitiu contato direto com todos os vícios e virtudes das rodovias e do sistema viário urbano de cidades com os mais variados portes. Aprendeu na prática , trazendo a gramática para a Prefeitura.
Enquanto isso, os técnicos que influenciam Alckmin, levam-no a proferir uma bobagem técnica histórica: de querer medir as carências da Faria Lima com análise de fluxo. Ora bolas.
O fluxo da Faria Lima Barretos/Colômbia é totalmente fora da realidade científica, porque está reduzido graças às transferências que o próprio Governo de São Paulo fez, primeiramente duplicando a Anhanguera de São Joaquim à divisa com Minas Gerais, fazendo Uberaba e Uberlândia dispararem em desenvolvimento.
Em seguida, o mesmo Governo de SP que investiu por tabela em Minas Gerais, desviou para São José do Rio Preto via Washington Luiz, os caminhões que ainda passavam por Barretos, colocando a placa que proíbe o prosseguimento de caminhões acima da tonelagem suportada pela sucateada Ponte Gumercindo Penteado, de Colômbia.
Além destes expedientes, que fazem paulistas, paranaenses, catarinenses e gaúchos desprezarem o caminho mais curto rumo a Brasília e Belém, os mineiros do Triângulo que sempre prestigiaram a região de Barretos, passaram a gastar em Uberaba e Uberlândia, desviando para Minas razoável ICMS que seria naturalmente de São Paulo.
O MEDO QUE O USUÁRIO TEM DE MORRER neste trecho não é exclusividade dos mineiros, mas também de muitos paulistas bem informados das 19 cidades da região de Barretos que estão preferindo também, para chegar ao Triângulo, dar a volta por Icem.
As pessoas da região, acostumadas a cruzar rentes com grandes carretas e treminhões canavieiros, sabem que o leito carroçável do trecho em questão ainda é o mesmo dos anos 50, quando a estrada foi construída, estreitinha como poderia ser naquela época, para o trânsito de automóveis a manivela e pequenos caminhões de “queixo duro”.
Portanto, não adianta o Sr. Governador mandar alguém ficar cutucando com o dedo um contador de automóveis que passam hoje pela rodovia escangalhada. É preciso recuperar também, nesta contagem, os que deixaram de passar por ela. Sua Excelência precisa devolver às 19 cidades da região de Barretos o que sempre lhe foi de direito. Não há espaço para qualquer estudo acadêmico elementar de engenharia de tráfego. A região de Barretos precisa PARA ONTEM da sua rodovia como deve ser nos dias de hoje, para que – pelo menos os veículos suportados pela Ponte Gumercindo Penteado – transitem com tranqüilidade, deixando os nossos cidadãos correrem atrás do prejuízo, e contribuindo com a grandeza de São Paulo.
De preferência, duplicando já, porque – se as vontades políticas do Governo Federal com os Governos de São Paulo de Minas, forem somadas, deveremos ter também o mais rápido possível uma ponte à altura do nosso desenvolvimento, reconquistando o lugar que nos é de direito no equilíbrio dos investimentos.
Uma boa política café com leite junto ao Governo Dilma pode até duplicar a BR do Trevão até Colômbia. E com isto, teremos uma pista dupla do Porto de Santos até Belém, passando pela Capital Federal, pelo caminho mais curto e mais econômico. Com isto, deixaremos de ser o “patinho feio” da região, esmagados entre São José do Rio Preto e Ribeirão.
A não ser que o dr Geraldo Alckmin não goste mesmo de Barretos, como alguns apregoam, mas cujo pensamento não compactuamos, preferindo continuar admirando o dr. Geraldo bom pai de família, marido de dona Lú, e discípulo do integracionista Mário Covas.
Mussa Calil Neto é Vice Prefeito Municipal de Barretos, e implantador do Parque do Peão, que precisa desta duplicação desde 1985.
www.facebook.com/duplique
Movimento popular pela Duplicação da Faria Lima desde Outubro de 2010, com 15000 assinaturas tenta convencer o Governo de SP a Duplicar, somente neste ano foram 56 acidentes em um trecho de 40 km, com 9 mortes.
Nilton Vieira
Coordenador do Movimento Duplicação Faria Lima
#duplique esta idéia
terça-feira, 19 de abril de 2011
Niltinho Vieira com o Ministro da Saúde em Barretos

(Aqui autoridades da região, ao qual eu incluo o Prefeito de Guaraci Renato Azeda)
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha esteve em Barretos para inauguração da Farmacia Popular, Centro de Reabilitação e ainda receber o Titulo de Cidadão Honorário de Barretos, importante titulo apresentado pelo Presidente da Camara de Barretos Juninho Leite (PTB), alias pudemos perceber que o Ministro é uma pessoa da terra, simples, informal e que recebeu todos com muito carinho e apreço.

sexta-feira, 8 de abril de 2011
Ponte Gumercindo Penteado - São Paulo x Minas Gerais

A alguns anos, comentaram que a ponte estava condenada, cheio de buracos que podiam visualizar o rio abaixo da ponte e cheio também de trincas, pelo que se viu na época, as autoridades estaduais não assumiram a responsabilidade de manutenção da mesma e muito menos o DNER, hoje uma pessoa me abordou no centro da cidade de Barretos e pediu encarecidamente que pleiteasse junto as autoridades a melhoria desta Ponte, como não sou de ficar omisso, prometi que iria ver o caso, neste momento estou enviando email ao DNIT pedindo informações de quando foi construida (1954), quando foi feita a ultima manutenção, e se possivel a realização de outra fiscalização, e se existe alguma fiscalização da capacidade de veiculos a estarem na ponte.
AO DNIT
Solicito deste orgão Nacional as seguintes informações com relação a Ponte Gumercindo Penteado, importante ligação entre o Estado de Minas Gerais e o Estado de São Paulo, sendo o que se segue abaixo:
- Quando a referida ponte foi inaugurada?
- Quando foi feita a ultima manutenção geral da mesma?
- A possibilidade de vistoria de técnicos do DNIT, ou ainda de quem seria a responsabilidade de vistoria e manutenção da mesma.
Todas essas informações é devido ao fato de sabermos que a mesma encontra-se em estado precário, com trincas, buracos entre outras deficiencias, e ainda de acordo com informações veiculos pesados passam diariamente pela mesma.
quarta-feira, 16 de março de 2011
Um minuto de Educação

Desde que me conheço por gente, ouve-se este assunto de rateio do Fundeb para os educadores de Barretos, uns dizem que todos tem direito inclusive os CLTS, mas agora vi a questão na prática do Projeto de Lei ser aprovado na Camara de Vereadores e o prefeito Emanoel Carvalho vetar.
Confesso que esse rateio, apelidado de 14º viria em boa hora para minha casa, uma vez que minha esposa é professora e passa todo ano por um estresse do processo seletivo CLT, depois a classificação e posteriormente as atribuições de aulas para saber aonde dará aulas no proximo ano.
Acredito que devemos andar sempre com a legalidade, se o projeto é inconstitucional e posteriormente algum "infeliz" entrará com ação popular, pedindo devolução aos cofres, os professores entrarão com empréstimos bancários para poder devolver, e os vereadores que derrubar o veto do prefeito sofrer ações judiciais.
Melhor seria, aproveitando o ensejo, o calor das discussões, mirar em cima de um Plano de Carreira que vislumbre um melhor piso salarial, uma verticalização anual, pois vejo que essa base salarial é muito baixa, fazendo com que professores do municipio trabalhem no horário anverso no Estado, escola particulares ou ainda dobram o horário no próprio municipio, vejo ainda que estes professores precisem receber gratificações ou horas extras por participar de HTPCS, Festividades extras ou outros compromissos em horario diferenciado ao da sala de aula.
Trabalho no Centro de Saúde e vejo diariamente professores do Estado todo dia entrando com licença médica, pois a maioria encontra-se com patologias de estresse ou depressão, desgaste emocional. (Se quiserem faço um levantamento) e a maioria deles dobram horário de trabalho.
Curso de Capacitação gratuito, incentivo para pós graduação custeado pelo municipio e ainda aos professores CLTS que tenham uma pontuação diferenciada dos residentes em Barretos com os de fora.
Não pactuo com emails anonimos, vejo que é hora de unir com os vereadores para este plano de carreira, pois o agente escolar, merendeira, professores, monitores enfim todos serão beneficiados.
Nilton Vieira
sexta-feira, 11 de março de 2011
Doe R$ 1,00 para a Melhoria da Faria Lima

Em reunião com a Superintência do DER recentemente, foi nos informado que o Governo reconhece que a rodovia Faria Lima encontra-se em situação caótica, no entanto alegando falta de recursos, inclusive adiantando-nos que pleiteariam empréstimos junto ao BID (Banco Mundial), percebemos que a morosidade impera no Governo de São Paulo, como vidas transitam diariamente, e o perigo de morte é evidente, resolvemos implantar a Campanha do Cofre da Vida, ou seja cada cidadão doará R$ 1,00 em prol da Rodovia Faria Lima, mostrando ao Governo que quando se tem força de vontade a gente consegue atingir os objetivos.
Para tanto, estarei pedindo que os interessados em participar desta campanha, entregue seu R$ 1,00 (um real) ao Setor de Captação de Recursos da Santa Casa, os valores entrarão na conta do hospital para pagamento das despesas de lá.
Aproveito para informar que o site em prol à duplicação da Rodovia está no ar: http://www.duplicacaofarialima.com.br/2010/
IMPORTANTISSIMO: Ninguem autorizado a receber este dinheiro em mãos, a não ser na captação da Santa Casa, Nem eu estou autorizado a receber.
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