quarta-feira, 16 de março de 2011
Um minuto de Educação
Desde que me conheço por gente, ouve-se este assunto de rateio do Fundeb para os educadores de Barretos, uns dizem que todos tem direito inclusive os CLTS, mas agora vi a questão na prática do Projeto de Lei ser aprovado na Camara de Vereadores e o prefeito Emanoel Carvalho vetar.
Confesso que esse rateio, apelidado de 14º viria em boa hora para minha casa, uma vez que minha esposa é professora e passa todo ano por um estresse do processo seletivo CLT, depois a classificação e posteriormente as atribuições de aulas para saber aonde dará aulas no proximo ano.
Acredito que devemos andar sempre com a legalidade, se o projeto é inconstitucional e posteriormente algum "infeliz" entrará com ação popular, pedindo devolução aos cofres, os professores entrarão com empréstimos bancários para poder devolver, e os vereadores que derrubar o veto do prefeito sofrer ações judiciais.
Melhor seria, aproveitando o ensejo, o calor das discussões, mirar em cima de um Plano de Carreira que vislumbre um melhor piso salarial, uma verticalização anual, pois vejo que essa base salarial é muito baixa, fazendo com que professores do municipio trabalhem no horário anverso no Estado, escola particulares ou ainda dobram o horário no próprio municipio, vejo ainda que estes professores precisem receber gratificações ou horas extras por participar de HTPCS, Festividades extras ou outros compromissos em horario diferenciado ao da sala de aula.
Trabalho no Centro de Saúde e vejo diariamente professores do Estado todo dia entrando com licença médica, pois a maioria encontra-se com patologias de estresse ou depressão, desgaste emocional. (Se quiserem faço um levantamento) e a maioria deles dobram horário de trabalho.
Curso de Capacitação gratuito, incentivo para pós graduação custeado pelo municipio e ainda aos professores CLTS que tenham uma pontuação diferenciada dos residentes em Barretos com os de fora.
Não pactuo com emails anonimos, vejo que é hora de unir com os vereadores para este plano de carreira, pois o agente escolar, merendeira, professores, monitores enfim todos serão beneficiados.
Nilton Vieira