sábado, 25 de julho de 2009

Uma eleição para a cidade inteira




Barretos está passando por uma importante eleição, que, diferente do pensamento comum à maioria, afeta a vida de toda a cidade e de todos os barretenses. São as eleições para a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barretos.

Antes de virarmos a pagina em postura de distanciamento, temos que avaliar que o resultado dessas eleições afetará diretamente o universo profissional de mais de 3000 pessoas que convivem intensamente com as nossas familias todos os dias. Logo, de alguma maneira, afeta também as nossas vidas.

São professores cuidando da educação de nossas crianças. São médicos cuidando da saúde de nossas familias. São técnicos cuidando do planejamento do futuro de nossa cidade. São bombeiros, quimicos e tantos outros profissionais cuidando da água que bebemos e do esgoto que geramos. São professores cuidando do desenvolvimento de nossos jovens no esporte. São atendentes solucionando nossos problemas diários na administração municipal. São artistas atuando no desenvolvimento cultural de nossa gente. São engenheiros e técnicos estruturando as obras que melhorarão nossa qualidade de vida. E tantos outros profissionais que amanhecem e anoitecem tendo por ofício cuidar da nossa cidade.

Os vencedores das eleições no sindicato dos servidores vão lidar intimamente, durante os proximos quatro anos, com os destinos profissionais de toda essa gente. Assim, se a categoria tiver garantias estruturais para o seu desempenho profissional, a população terá, decorrentemente, um melhor atendimento, resultando em saldo positivo para todos.

Porém, esse sindicato, estando em mãos erradas, de gente ambiciosa, que trabalhe em função de ambições pessoais, fechando em grupelhos, perdido em incompetência, faz com que a categoria, a médio e longos prazos, tenha a sua estrutura profissional abalada, o que fatalmente, vazará para a população na forma de queda de qualidade nos serviços prestados.

Será dificil imaginarmos o efeito que teria em nossas familias um professor, uma recreadora, um médico e tantos outros profissionais desmotivados na sua carreira, desestruturados no exercício da sua atividade profissional?

Não bastasse os aspectos relacionados aos atendimentos à população e aos problemas estruturais da cidade, há mais um elemento que relaciona essa categoria, portanto, também o seu sindicato e seus dirigentes, às nossas vidas: o fato de que os salários da categoria são pagos por nós. A massa de recursos que responde pela folha de pagamento dos servidores sai diretamente dos impostos que recolhemos e se trata do maior elemento de despesa da prefeitura, onerando em mais de 50% o orçamento municipal.

Há, ainda, um terceiro elemento: a prefeitura, por força de lei municipal, contribui mensalmente para o plano de saúde do sindicato com 3% do salário de cada servidor conveniado. Dinheiro público, logo, mais um elo da categoria, seu sindicato e seus dirigentes, com a vida de todos os barretenses, que pagam essa conta.

Resumindo, as eleições no Sindicatos dos Servidores vão definir quem vai compor a diretoria da entidade pelos próximos quatro anos, pessoas que vão administrar dinheiro público, via repasses para o plano de saúde, vão comandar as campanhas salariais, cujos resultados impactam o orçamento municipal, que vem dos impostos que pagamos, e vão, principalmente, lidar com as condições de trabalho e, de certa forma, com a base, estrutura e perspectivas profissionais de mais de 3000 pessoas das quais a população depende diariamente em relação à educação dos seus filhos, à saúde de suas familias, à água que consome, enfim, à grade de manutenção de vida de toda a cidade.

Então, é preciso que todo cidadão consciente preste atenção nas eleições do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barretos, e se necessário for, dentro do possível, empreste e empenhe a força da sua cidadania para garantir um andamento democrático e sadio, honesto e, acima de tudo, limpo, para o processo eleitoral da categoria, sem interferências, mas cobrando sempre transparência, numa instituição que , diferente daquilo que apregoam dirigentes ambiciosos e mesquinhos, não é uma ilha, não pode pretender um isolamento da nossa cidade.

As eleições dessa categoria, portanto, são, sim, senhores, assunto meu, seu e de toda a cidade de Barretos. Voltaremos ao tema.



Carlos Aguilera.

Outras informações ver: www.andredelfino.com link SINDICATO