quarta-feira, 25 de junho de 2008
BOEING 747 - UM BOM AVIÃO
Na década de 1960 a força aérea dos Estados Unidos lançou uma concorrência para um novo modelo de avião para transporte pesado e de alcance estendido. A Boeing apresentou o seu projeto, mas não foi a vencedora.
Restou ao fabricante oferecer a aeronave para uso civil, e assim nasceu o modelo 747, com capacidade duas vezes e meia superior ao maior modelo em uso na época.
As 25 primeiras encomendas foram feitas pela Pan Am, seguidas por Lufthansa e JAL
Seu lançamento ocorreu em 1966, e o primeiro vôo em 1969. Em janeiro de 1970 fez sua estréia em vôos comerciais, cruzando o Atlântico nas cores da Pan Am, inaugurando assim a era dos wide-body, ou fuselagem larga, com dois corredores de poltronas.
O 747-400, a única versão ainda fabricada, mas com vendas suspensas, foi a que recebeu a maior quantidade de inovações técnicas e a introdução de novos materiais que permitiram uma significativa redução de peso e, como consequência, redução no consumo de combustível, além da adoção de motores mais silenciosos e de manutenção mais barata.
Entrou em serviço em 1989, tendo a Northeast Airlines como seu primeiro cliente. Esta versão modernizada possui capacidade máxima de até 580 passageiros, em configuração de classe única, comprimento de 70,7 metros, envergadura de 64,4 metros, velocidade de 939 km/h, e capacidade de carga de 412,8 toneladas.
Curiosidades
Por ser chamado de "Jumbo", o 747, sem querer, originou o apelido de "Superjumbo" ao Airbus A380.
Conta com dois andares, porém apenas na parte frontal da fuselagem.
Foi o maior avião de passageiros do mundo, até o advento do Airbus A380.
É utilizado pela Nasa para transportar seus ônibus espaciais.
No Brasil foi operado pela Varig, nas suas linhas internacionais.
A Boeing, ao contrário da Airbus, crê que o futuro da aviação está em aeronaves menores que o 747, como por exemplo o birreator 787.