Conscientizando e Desestigmatização da Epilepsia
Infelizmente, ainda nos dias de hoje, é comum ouvirmos equívocos sobre esta condição, o que gera sentimentos e comportamentos preconceituosos, fazendo com que a pessoa com epilepsia tenha dificuldade para se inserir adequadamente na sociedade. Diante deste contexto, estão sendo realizadas várias atividades que fazem parte do Projeto Demonstrativo da Campanha Global “Epilepsia Fora das Sombras”, envolvendo as associações existentes. E a Semana Nacional de Epilepsia é uma destas atividades.
A idéia para a Semana Nacional de Epilepsia surgiu durante a realização do I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Pacientes com Epilepsia, promovido pela ASPE, no qual estavam presentes 11 associações de epilepsia do Brasil. Neste encontro, foi formado o Grupo Ação (representante das associações de pacientes com epilepsia do Brasil). Com isso, as associações se uniram e decidiram dar início a um movimento nacional de conscientização e de desestigmatização da epilepsia, na mesma semana do Dia Latino Americano de Epilepsia. Por esta razão, foi escolhido o dia 09 de setembro para ser o Dia Nacional da Epilepsia.
Preconceito, descriminalização é muito evidente em nosso país, recentemente um grupo de comediantes engravatados na televisão pediu para que um candidato a humorista imitasse um “ataque epiléptico”, sendo aplaudido pela perfomance, assim como existe leis protetoras a discriminação contra negros, assim lutaremos para que nossos familiares e amigos tenha a mesma proteção legal.
Que neste mês de Setembro, tenhamos a consciência de respeitar o portador de epilepsia e de síndromes convulsivas e que este respeito passe a ser permanente.
Nilton Vieira
Coordenador da Appesc
Ong “Centro Brasileiro de Saúde Publica e Privada”
Barretos - SP